(A minha avó) ...caracterizou-me melhor do que ninguém o relativismo cultural. Um dos netos ia dar um passo menos ortodoxo...Não estava direito, como se dizia no código moral familiar. Foi a avó quem trouxe a sentença sábia: "Deixem lá. Esta terra e estes tempos não são os nossos. E direito, como?...O direito do anzol é andar torto".
[Onésimo Teotónio Almeida, Rio Atlântico]