Rue Catinat

28.3.05

 

Para além da História?

"O novo problema reside sempre naquilo em que não vemos uma saída imediata. Estamos sem saída porque os métodos existentes já não são adequados. Se um destes métodos servisse, seríamos capazes de solucionar o problema. Portanto quando nos encontramos mentalmente bloqueados apercebemo-nos de que estamos numa situação em que a história não pode simplesmente repetir-se.

Esta situação sem precedente é, de facto, extremamente estimulante porque, seja o que for que descubramos ... esta descoberta leva-nos muito para além de um passado conhecido. Assim a história de uma ideia não é, no fundo, essencial para nos revelar como se dão os fenómenos ... o único teste válido em física radica nas nossas experiências - a história é, fundamentalmente, irrelevante. (89)

A única ciência que não admite qualquer indagação histórica é, com certeza, a física. Costumamos dizer que nesta área científica há sobretudo leis. Eis aqui as leis actuais!, dizemos. Nunca nos detemos a perguntar a maneira como chegaram a ser formuladas ... supomos simplesmente que as leis existiram sempre nessa forma, sempre as mesmas leis...

Assim, pode ser, afinal de contas, que mesmo na física, estas leis não sejam idênticas ao longo do tempo e que haja, sim, um aspecto histórico ou evolucionário." (98)

[Richard P. Feynman, Uma Tarde Com o Sr. Feynman, Lisboa, Gradiva, 1991]

Comments:
Cool blog, interesting information... Keep it UP »
 
Hi, Nice stuff. I found a cool news widget for our blogs at www.widgetmate.com. Now I can show the latest news on my blog. Worked like a breeze.
 
Solar eneragy is the future for the planet.
[url=http://www.solarcourses.org/]solar water pump[/url]
 
Enviar um comentário



<< Home

Archives

Março 2005   Abril 2005  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?